CURSOS | PREPARAÇÃO DE MOTORES
Atenção, as inscrições estão ENCERRADAS para o Curso de Preparação de Motores PRESENCIAL Tecnomec!
Curso de nível AVANÇADO, não sendo remendado para iniciantes (recomendamos fazer nosso Curso de Mecânica de Motores primeiro)
Devido a inúmeros pedidos, abrimos ao público as inscrições para o curso avançado de preparação de motores, direcionado a aqueles que já têm boa formação, experiência e bagagem técnica na mecânica de motores convencional.
Nesse curso, abordamos as principais técnicas e procedimentos envolvidos nos processos de modificação de motores com o objetivo de ganhos em torque e rotação (potência). Seja para uso em rua, circuito ou arrancada, nossos métodos têm como diferencial uma técnica refinada e variada, que permite ao aluno aplicá-las em motores de diferentes marcas, modelos e configurações. Com parâmetros conhecidos e definidos (cilindrada, eficiência volumétrica, torque, potência, faixa útil de rotação e muitos outros), as características do projeto são elaboradas de acordo com a realidade específica de cada caso. Combinando corretamente as modificações aos parâmetros físicos do motor e ao objetivo de rendimento, o profissional não fica amarrado a “receitas” ou “boatos” e assim pode trabalhar com qualquer tipo de motor modificado, possibilitando adquirir as peças e equipamentos corretos em cada caso, com grande sucesso. Além disso, jamais deixa de considerar fatores adicionais importantes, como a qualidade no funcionamento, coerência com a situação de utilização, orçamento disponível, existência de regulamento técnico, e etc.
Veja a seguir um breve resumo do conteúdo do curso de preparação de motores Tecnomec:
Nessa fase inicial do curso de preparação de motores, abordamos os fundamentos indispensáveis para iniciar corretamente o projeto de um motor modificado. Envolve desde os cálculos básicos, como velocidade média do pistão e potência específica, até a definição do objetivo de torque/rotação para cada aplicação específica do propulsor. Também estudamos as características dos metais e suas ligas, e dos processos de fabricação envolvidos nas principais peças mecânicas do motor, tanto de originais como especiais aftermarket (“forjados”). Aplicamos também diversos procedimentos de cálculo, verificação e medição necessários para realizar corretamente as inúmeras alterações de geometria possíveis em uma preparação de motor, como curso de virabrequim, diâmetro de pistão, cilindrada, taxa de compressão*, squish e outros. Passamos também pelos principais procedimentos necessários para se verificar, corrigir e preparar corretamente blocos e cabeçotes para uso específico em competição.
*inclui o uso da bureta.
Nessa fase do curso abordaremos os eventos de válvulas e suas influências sobre o funcionamento do motor, a utilização do disco de grau e a “leitura” básica do comando de válvulas, obtendo os dados primários do comando de válvulas, como as durações efetivas, o lobecenter, o overlap e etc. Porém, após esse momento fundamental, avançamos muito em nosso estudo, e realizamos análises avançadas dos cames do comando, produzindo gráficos detalhados e completos de cada perfil, extraindo e revelando assim informações valiosas sobre o design e a usinagem de cada comando, como as características das rampas e flancos, as folgas de trabalho efetivas, as importantes áreas de levante/fluxo, a velocidade e a aceleração do trem de válvulas, o efeito dos balancins no movimento das válvulas e muitas outras. Tudo isso pode ser realizado com ferramentas simples e acessíveis, porém exige muita técnica e dedicação. É uma das partes mais surpreendentes do curso, pois mostra um lado quase que “secreto” dos comandos de válvulas.
Aqui abordamos primeiramente alguns princípios fundamentais envolvidos no escoamento dos fluidos, os fenômenos mais importantes e comportamentos mais comuns dos eventos de fluxo. Após, vamos até os testes práticos na bancada de fluxo, incluindo os padrões e correções mais utilizados. O aluno vai conhecer também os principais métodos de análise e modificação de dutos de admissão e escape, realizando inclusive a confecção de moldes tridimensionais e a medição da área transversal efetiva ao longo do duto. Com isso, pode obter a velocidade dos gases no duto e modificá-lo especificamente para adequá-lo ao motor e a faixa de rpm que pretende trabalhar. Também estudamos a fundo os tão importantes assentos das válvulas, suas influências e os cortes multi-ângulos. O aluno também vai ver que além do cabeçote, qualquer componente de escoamento pode e deve ser testado e melhorado em relação ao fluxo, como coletores de admissão, TBI´s, carburadores, coletores de escapamento, abafadores, intercoolers e etc. Além disso, tratamos o dimensionamento coerente do sistema completo de admissão e escape do motor; os fenômenos de pressão existentes nos sistemas e suas influências; como evitar as principais perdas e maximizar os ganhos, etc.
Aqui abordamos as técnicas mais importantes envolvidas no dimensionamento do sistema de alimentação de combustível de um motor modificado, desde a bomba elétrica até os bicos injetores. Aplicamos procedimentos simples e eficientes, para primeiro projetar, calculando, e depois medindo em bancada a vazão efetiva e o bom funcionamento dos componentes (tanto isolados como o sistema completo), garantindo o acerto antes da montagem. Além disso, veremos como aperfeiçoar a vazão dos diversos componentes que distribuem o combustível, como niples e conexões, reguladores de pressão de combustível (dosadores) e outros. Também passamos por algumas questões importantes, como o uso de bicos suplementares e suas particularidades, a aplicação de duas bancadas de injetores, etc.
Nessa fase do curso, o aluno vai aprender como definir a massa de ar escoada pelo motor, e assim dimensionar corretamente o compressor ideal utilizando os mapas de fluxo. Com essas técnicas, eliminam-se as estimativas ou “receitas” de turbos e afins. Com alguns cálculos e técnicas simples, mostramos como selecionar o compressor correto para a faixa de cilindrada, potência e rotação desejada do motor. O aluno vai compreender a importância de controlar o fenômeno adiabático, a fim de garantir a potência plena que o conjunto motor pode oferecer. Conhecerá as principais técnicas para uso e dimensionamento de intercoolers, watercoolers, ice-coolers, pressurizações e muito mais. Além disso, aprenderá os cálculos mais importantes para o correto dimensionamento na aplicação de compressores mecânicos tipo “Roots”(blower), “Lysholm”(supercharger) e centrífugos (turbo por correia).
Na conclusão do curso, cada aluno ganha uma sessão particular de 1 (uma) hora de duração no dinamômetro da Tecnomec, incluindo a consultoria do tutor dos cursos e diretor da Tecnomec, Tiago Jorge. Assim, cada aluno tem apoio prático individual garantido na finalização do seu projeto (seja o primeiro ou não), além de poder tirar suas dúvidas e usufruir plenamente do uso do nosso equipamento (considerado um dos melhores do Brasil atualmente) no acerto e medição do seu motor modificado. A hora tem a validade de um ano a partir da emissão do voucher (pessoal e intransferível).
*O conteúdo do curso pode ser modificado, sem aviso prévio.
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