O curso de mecânica de motores tem duração de cinco (05) meses, totalizando 100 horas/aula. Veja uma breve descrição do conteúdo abaixo:


Princípios e conceitos fundamentais dos motores ciclo Otto:

Iniciamos o curso abordando o conhecimento técnico fundamental necessário para um bom entendimento geral da mecânica de motores. Aborda temas indispensáveis, como o ciclo de quatro tempos do motor e os fenômenos físicos envolvidos no processo; as unidades de medidas mais utilizadas na área; a apresentação prática e descrição funcional dos componentes críticos; os diversos tipos de configuração de blocos/cabeçotes; os tipos de acionamento de válvulas; o funcionamento dos sistemas agregados do motor; cálculo de cilindrada; taxa de compressão, e muito mais.

Montagem técnica e ajuste de precisão de motores ciclo Otto:

Nessa fase analisamos e aplicamos diversos métodos técnicos indispensáveis, tanto na montagem convencional como nos procedimentos de retificação, restauração e preparação de motores. Nesta fase do curso, o aluno conhece na teoria e na prática, desde os procedimentos básicos de montagem/desmontagem do motor, até os trabalhos avançados de ajuste fino e medição (metrologia), fundamentais para se obter motores com excelentes características de funcionamento. Atualmente, a Inspeção Veicular Obrigatória adotada pelo Detran estipula limites de emissão de poluentes que são afetados não somente pelos sistemas de alimentação e ignição, como também pela situação mecânica do motor. A reprovação na inspeção bloqueia o licenciamento do veículo até a correção dos problemas, causando um grande aumento na demanda por mão-de-obra especializada. Toda a parte mecânica do motor é aplicada, do cárter à tampa de válvulas, e inclui metrologia completa.


Princípios de alimentação de combustível/Carburadores e Ignição dinâmica:

Os carburadores foram abandonados pelas montadoras, porém ainda há um enorme número de veículos transitando com esse componente pelas ruas, e necessitando cada vez mais de manutenção especializada. Novamente, a inspeção veicular obrigatória reprova milhares de veículos “carburados” todos os anos, que ficam impedidos de realizar o licenciamento junto ao Detran até a correção dos parâmetros do motor. Isso vem causando uma explosão na demanda por profissionais técnicos capacitados a calibrar o componente dentro das especificações técnicas corretas. Essa parte do curso aborda na teoria e na prática os diversos sistemas dos carburadores de maneira detalhada e lógica, definindo a importância de cada parâmetro, a física envolvida no funcionamento e os procedimentos práticos de trabalho. Aborda da regulagem do nível de bóia à utilização do vacuômetro e regulagem de mistura por teor de CO. Também são aplicados os conhecimentos básicos de ignição e sistemas de ignição dinâmica (com distribuidor) não mapeada.

Sistemas de Injeção Eletrônica de Combustível e ignição estática:

Essencial para quem deseja acompanhar a realidade automotiva atual. Motores com mais torque, potência e durabilidade, menos consumo de combustível, desgaste e emissões de poluentes. O “milagre” da eletrônica produz resultados cada vez mais incríveis no desempenho dos motores, mas também cria a necessidade do entendimento específico desse tipo de tecnologia. Mais uma vez, o perfeito funcionamento dos sistemas e seus componentes é fundamental para a aprovação do veículo na inspeção veicular. Aborda da injeção eletrônica monoponto analógica à multiponto seqüencial (inclusive FLEX); de testes com multímetro simples à limpeza de injetores e diagnósticos com scanner de última geração. Abrange também ignição dinâmica mapeada e ignição estática (sem distribuidor).

ATENÇÃO: RECOMENDADO ENSINO MÉDIO COMPLETO.

Horário e preços:

Inscrições:

Para informações sobre inscrições entre em contato através do e-mail cursos@tecnomec.com.br. Caso prefira, use o telefone (11) 5594-0877 em horário comercial. Falar com Tiago.